Sobre a RESEBA

Idealizada por velejadores sergipanos em 2023, a regata (competição de veleiros) já surgiu como a 3ª maior competição de navegação costeira/oceânica do país, atrás apenas da REFENO (Recife-Noronha) e da Santos-Rio. O evento colocou Sergipe no mapa da vela oceânica nacional, e fortaleceu ainda mais a reputação da Bahia como um dos principais polos náuticos do Brasil, trazendo veleiros do Nordeste, Sul e Sudeste.

Filme da 1ª Edição da Regata Sergipe Bahia, em 2023

Durante a regata, veleiros e velejadores se reúnem na capital Sergipana, tendo como base o Iate Clube de Aracaju. Após a largada, percorrem as 160 milhas náuticas (aproximadamente 300km) entre a orla de Aracaju e a Baía de Todos os Santos, navegando pelo belíssimo trecho entre o litoral sul de Sergipe e o litoral norte da Bahia.

O tempo médio de navegação é de 25h, e pode variar dependendo do perfil da embarcação. O recorde da regata é do veleiro baiano Odara, que concluiu o percurso em 15h na edição de 2024.

Na sua estreia em 2023, a regata contou com 11 veleiros, tendo como Fita Azul o veleiro baiano Marujos Stanley (Modelo Farr42). A 2ª edição da regata, realizada em 2024, já teve o dobro de inscritos, com 20 embarcações partindo Rio Sergipe rumo à Baía de Todos os Santos. Nestas edições, os veleiros tiveram como base de apoio na Bahia o Aratu Iate Clube (AIC), parceiro da organização da RESEBA.

A Regata Sergipe-Bahia, carinhosamente apelidada de RESEBA pelos velejadores, impacta todo segmento da vela e náutica nacional, devido a participação de embarcações de diversos estados do Brasil, facilitada pela sua inclusão numa data estratégica do calendário da vela, entre tradicionais eventos como a Regata Aratu-Maragogipe em agosto, a REFENO em setembro, e a Regata Salvador-Garapuá em dezembro.


PREMIAÇÃO

A RESEBA premia todas as classes com 3 ou mais embarcações. Nas edições anteriores, premiou as classes RGS, Aberta Monocasco e Multicasco e VPRS. A premiação é marcada por um troféu que é uma verdadeira obra de arte, objeto de admiração e desejo dos velejadores. Na RESEBA, todos os tripulantes dos veleiros campeões são premiados.

A Regata Sergipe Bahia é organizada pela Barlavento Consultoria (Coordenação), Associação SouRio de Desenvolvimento Sustentável, e Iate Clube de Aracaju – ICAJU.

Contato Organização:

  • Barlavento Consultoria (Tiago Gonzalez): (79) 99191-3201
  • Associação SouRio (Rodrigo Freitas): (79) 99143-0008
  • Flotilha Sergipana de Oceano (Fred Silva): (79) 98803-0015
  • Iate Clube de Aracaju (João Magalhães): (79) 8819-7114